“No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus’. Os dois discípulos ouviram-no falar [isso] e seguiram Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: ‘Que procurais (Τί ζητεῖτε)?’. Disseram-lhe: ‘Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?’. – ‘Vinde e vede’ – respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido.” (João 1,35-40)
Estou vendo esta passagem hoje, quando aqueles de nós no Calendário Juliano Tradicional celebram o dia de Santo André, o “primeiro chamado” dos apóstolos. André já possuía um grande mestre, São João Batista. Mas ele ainda não havia encontrado o que procurava (sintam-se à vontade para mergulhar na canção¹, fãs de U2). João Batista não faz o que os grandes mestres fazem, ele não se apegou aos “seus” discípulos, mas direcionou-os na direção correta: a seguir sua verdadeira vocação. Em seguida, Cristo saúda-os com a Grande Questão do coração humano, “Que procurais?” – à qual eles não têm nenhuma resposta real, mas outra pergunta. Então eles precisam “vir e ver” mais, sobre este “Rabi”.
Não tenho nada de novo a dizer sobre este bem conhecido acontecimento. Minha mente está estupefata, entretanto, pela sutileza de nosso Senhor, que saúda esses “buscadores” não com um abraço caloroso, ou garantias, por exemplo: “Vocês vieram ao lugar certo!” ou “Não procurem mais!” – mas com a própria pergunta deles: “Que procurais?”. Ele os deixa perguntar mais… o resto é história!
Esta manhã ouço o Senhor me perguntar, uma vez mais, “Que procurais?”. E venho para o “Seu lugar”, outra vez, em uma oração sincera, para que eu não perambule sozinho, mas veja as coisas que Deus tem para me mostrar hoje. Graças Te dou, Senhor, por nos presentear com um coração faminto e chamar-nos, uma e outra vez, “vinde e vede”.
_____
¹ referência à canção “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2018, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com