“… significando com isto o Espírito Santo que o caminho do Santo lugar não se tem manifestado, enquanto subsiste o primeiro tabernáculo, o qual é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tanto dons como sacrifícios, que não podem, quanto à consciência, tornar perfeito o adorador, sendo somente (com comidas e bebidas e várias abluções) umas ordenanças da carne impostas até um tempo de reforma (μέχρι καιροῦ διορθώσεως). Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos de homens, isto é, não desta criação, nem pelo sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue entrou uma vez para sempre no Santo lugar, havendo obtido uma redenção eterna.” (Hebreus 9,8-12)
Esta passagem é muito para se processar, eu sei. Mas é apropriada para esta época, como o autor de Hebreus nos leva de volta ao tempo e o simbolismo do templo do Antigo Testamento e então a “reforma” ou “correção” (διόρθωσις) realizada pelo Advento e outras obras salvíficas de Cristo.
Um dos aspectos da existência humana “corrigido” pela vinda a nós de nosso Senhor, como Um de nós, na carne, era o culto. Anteriormente, (antes do rasgar em dois, com a morte do senhor na Cruz, do véu do templo, que separava a “morada de Deus”, o Santo dos Santos, da/s “morada/s dos homens”), o ser humano estava separado da comunhão com Deus. Nós não podíamos “entrar” na “tenda” de Deus ou Sua perfeição, Sua graça, – até Deus haver entrado em nossa “tenda” (ἐσκήνωσεν ἐν ἡμῖν, João 1,14), na Encarnação de Seu Filho Unigênito. É por Ele, ou pela comunhão com Ele, que Ele nos oferece continuamente a Autodoação da Eucaristia da Igreja, para que o “véu” entre o céu e a terra seja feito em pedaços por nós, uma e outra vez. Ainda “lidamos” com “comidas e bebidas” e outras realidades do “tempo presente”, incluindo o pecado! Mas pelo, e no, Corpo de Cristo, temos A Porta, aberta (de volta) “uma vez por todas” para o Santo Lugar, sempre que escolhemos responder ao Seu chamado: “Arrependei-vos! (Metanoeite, mude sua mente/seu foco!) Porque o reino dos céus está próximo!”. Esta manhã foco novamente em Ti, Senhor, e continuo nossa jornada comum em direção a Belém.
Versão brasileira: João Antunes
© 2018, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com