“Hoje, Senhor, manifestastes-Vos ao universo
e a Vossa luz (τὸ φῶς σου) brilhou (ἐσημειώθη) sobre nós,
que, conhecendo-Vos (ἐν ἐπιγνώσει), Vos cantamos:
Viestes, aparecestes, ó Luz Inacessível!”
(Kondakion da Teofania/Epifania)
Para aqueles de nós no Calendário Juliano Tradicional hoje é Véspera de Natal, enquanto que aqueles no Calendário Juliano Revisado celebram a Epifania/Teofania, que na Tradição Bizantina comemora o Batismo do Senhor no Jordão, e nas Tradições Latinas — a adoração dos Magos ou dos “Três Reis”.
E apesar dos bem diferentes costumes e “sabores” de nossas diferentes festas hoje, o que me chama a atenção esta manhã é um tema comum do divino “conhecimento”, tanto no citado Kondakion da Teofania, quanto no Tropário do Natal que nós do Calendário Juliano Tradicional cantaremos hoje: “Vosso nascimento, ó Cristo nosso Deus, fez aparecer no mundo a luz do conhecimento (τὸ φῶς τὸ τῆς γνώσεως), pois nele os adoradores dos astros aprenderam de uma astro a Vos adorar, ó Sol da justiça, e a reconhecer que sois o Oriente que vem do Alto. Senhor, glória a Vós”.
Que eu seja dócil, e aberto ao tipo de “conhecimento” que Cristo brilha sobre mim hoje, na festa que estou celebrando. “Eu sou a luz do mundo”, Ele me diz hoje. “Aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8,12).
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com