O QUE “GRAÇA SOBRE GRAÇA” SIGNIFICA?

Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça (καὶ χάριν ἀντὶ χάριτος / и благодать возблагодать). Pois a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” (João 1,16s)

Jesus Cristo nos oferece a “plenitude” da graça e da verdade, porque Ele é a Fonte de ambas. Mas isso não significa que o mundo criado por Deus, ou nossas vidas, foi totalmente desprovido da verdade ou da graça, antes de Sua vinda a ele, porque nenhuma criatura viva pode “ser” sem a graça e a verdade cheias do sopro do Criador. Em comunhão com Cristo, contudo, é-nos dada Sua plenitude de graça, “sobre” ou “por” graça que tivemos em virtude do “meramente” ser, biologicamente. Como escreve São João Crisóstomo, comentando sobre esta passagem: “E o que recebemos? Ele disse, ‘graça sobre graça’. O que em lugar do quê? O novo no lugar do velho”.

Hoje estou refletindo nesta passagem em conexão com as muitas orientações e regras úteis oferecidas pelos programas e autores de “auto ajuda”, digamos, como Jordan Peterson, cujas “12 Regras para a Vida” estou lendo esta semana. (Apenas me ouça, se você se retrai com este nome.) Há, como milhões de pessoas vão atestar hoje, os benefícios de seguir os passos ou até mesmo “regras” de auto disciplina estabelecidas por tais fontes, se alguém está inclinado a segui-los, especialmente porque eles costumam recorrer à sabedoria da “mensagem” judaico-cristã. Mas uma coisa que não podemos receber, mesmo que possamos ter nossas vidas mais “ordenadas” com a ajuda de um Jordan Peterson, é “a plenitude da graça e da verdade” que recebemos em comunhão com o Deus vivo. Ele não é apenas uma ideia ou “arquétipo” útil, sobre a qual traçamos para tornar nossa existência diária um pouco menos miserável, mas uma Pessoa. E Ele nos chama não apenas à sobrevivência (o mais efetivamente e menos miseravelmente possível), mas para a Vida e “vida em abundância”, em comunhão com Ele, pela plenitude da graça e da verdade de Seu Filho unigênito, e em Seu Espírito Santo. Glória a Ele.

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com