“O filho lhe disse, então: ‘Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho’. Mas o pai falou aos servos: ‘Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés. Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa. Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado’. E começaram a festa. O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.” (Lucas 15,21-25)
Neste Domingo do Filho Pródigo, aqueles no Calendário Juliano Revisado também celebram a festa da “Primeira e Segunda Descoberta da Cabeça de São João Batista”, que foi decapitada quando da festa de aniversário de Herodes, na qual havia música e dança, e tomou um rumo muito tenebroso (Mateus 14,6-11). Pode-se pensar que, por causa desse incidente, “a música e as danças” geralmente seriam desaprovados no Cristianismo. Mas estou notando que não é bem assim, conforme estou relendo ambas as passagens das Escrituras, — a narrativa sobre a decapitação de João Batista, e a Parábola do Filho Pródigo, na qual o pai faz uma festa para seu filho recém-“achado”, com “música e danças”.
Conforme a Quaresma se aproxima, e costumamos “comer e fazer festa” antes dela iniciar, em nossas várias tradições (como o “Carnaval” no Ocidente, e a “Maslenitsa¹” no Calendário Litúrgico Bizantino), eu digo Graças a Ti, Senhor, por nos dar períodos de “música e danças”, bem como períodos de jejum e lamentação, em nossas belas tradições. Nosso Senhor é um Senhor que reconhece nossa necessidade para ambos, e nos abençoa a engajar-nos em ambos, nos momentos apropriados e em Sua luz.
_______
¹ É uma festa do povo russo celebrada durante a última semana antes da “Grande Quaresma”, isto é, a sétima semana antes da Páscoa. O elemento essencial da celebração Maslenitsa são os blini, panquecas ou crepes feitos com massa lêveda, que popularmente simbolizam o regresso do sol. Redondas e douradas, são feitas a partir de alimentos ainda permitidos durante essa semana pelas tradições: manteiga, ovos e leite (na tradição da Igreja Ortodoxa, o consumo de carne termina uma semana antes do consumo de leite e ovos).
Versão brasileira: João Antunes
© Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com