QUARTA-FEIRA DE CINZAS E QUARTA-FEIRA DA ABSTINÊNCIA DE LATICÍNIOS

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, de abatimento, de domínio, de loquacidade.” (Oração Quaresmal de Santo Efrém, 1ª parte)

Hoje a Quaresma se inicia para muitos cristãos, enquanto que para aqueles de nós nas (a maioria das) Igrejas Ortodoxas, ela só vai se iniciar na próxima segunda-feira. No entanto, (pouco conhecido “fato curioso”), mesmo nós cristãos Ortodoxos temos ofícios no estilo quaresmal nesta quarta e sexta-feira da “Semana de Abstinência de Laticínios” pré-Quaresma, embora produtos lácteos e peixes sejam permitidos. Por “ofícios no estilo quaresmal” quero dizer que nesta quarta e sexta-feira não é celebrada a Divina Liturgia (o mesmo para os dias de semana da Quaresma); e juntamente com outros hinos e orações do Triódion de Quaresma, a Oração Quaresmal de Santo Efrém é lida, com grandes prostrações. Portanto, esta semana temos uma antecipação da Quaresma, não só porque podemos ver cristãos de Igrejas não-Ortodoxas com cinzas marcadas em suas testas, mas também porque temos esses ofícios quaresmais em nossa tradição.

Tudo isso pode “arruinar os planos” de nossos tradicionais excessos pré-quaresmais para a “Semana de Abstinência de Laticínios”, mas com o risco de ser um desmancha-prazeres, deixe-me sugerir que isso é uma coisa boa. Percebo que a maioria de nós que está lendo isto, se não todos nós, não estará em ofícios quaresmais hoje, porque não nos encontramos em um mosteiro. Mas é uma coisa boa que temos, (mesmo que seja apenas no fundo das nossas mentes, porque nós sabemos sobre isso), uma introdução gradual à Quaresma, ao invés de ter a coisa toda surgindo sobre nós de repente, sem transição. É uma coisa grande e bela, a Quaresma, à qual preciso me acostumar gradualmente, é o que a nossa tradição está reconhecendo, fornecendo estas antecipações pré-quaresmais do período de jejum. Então que eu apenas faça um pouco da Oração de Santo Efrém hoje, e também aprecie a marca das cinzas sobre as testas de outros cristãos, se me acontecer de vê-los, conforme eles podem levar-me a começar a refocar no Novo Começo que é a Quaresma. Ao celebrar a Semana de Abstinência de Laticínios, eu inicio, pelo menos no fundo da minha mente, a transição do velho, que estou disposto a “queimar” até virar “cinzas” no meu coração, e a voltar-me para o novo, na Temporada do Arrependimento que é a Quaresma.

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com