“Os filhos de Noé que saíram da arca eram Sem, Cam e Jafé. Cam era o pai de Canaã. Estes eram os três filhos de Noé. É por eles que foi povoada toda a terra. Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se, e apareceu nu no meio de sua tenda. Cam, o pai de Canaã vendo a nudez de seu pai, saiu e foi contá-lo aos seus irmãos. Mas, Sem e Jafé, tomando uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e foram cobrir a nudez de seu pai, andando de costas; e não viram a nudez de seu pai, pois que tinham os seus rostos voltados. Quando Noé despertou de sua embriaguez, soube o que lhe tinha feito o seu filho mais novo. ‘Maldito seja Canaã’ – disse ele –; ‘que ele seja o último dos escravos de seus irmãos!’” (Gênesis 9,18-25)
Assim “por eles que foi povoada toda a terra”, – por alguém que não cobriu “a nudez de seu pai”, Cam, “o pai de Canaã”, e por aqueles que a cobriram, Sem e Jafé. Este relato bíblico é contra-cultural em nosso tempo, eu acho, quando a psicologia popular, em grande parte devido à influência freudiana, muitas vezes coloca a responsabilidade por todos os nossos “problemas” nas costas de nossos pais e sua “nudez” (ou sua “des-graça”, ou seja, sua “falta de graça”). Mas a Bíblia dignifica também a nós, os filhos de nossos pais, (ou “crianças adultas” de nossos pais, como era Cam, que já havia sido pai de Canaã), com a responsabilidade por nossas “re-ações” a qualquer uma de suas vergonhosas “ações”.
Então que eu aceite a responsabilidade hoje e seja dignificado por “cobrir” a nudez de meu(s) “pai(s)”, como fizeram Sem e Jafé. Isto não significa que eu a ignore ou fuja dela, não. Mas isso significa que o que precisa ser feito, “cobrir” (a partir do latim tardio co-oper-ire, “colocar algo sobre (algo)”) qualquer coisa negativa que eu possa ter testemunhado ou sofrido de meus pais, com as energias positivas da graça ou “bênçãos” de Deus para mim hoje. Porque eu continuo a ser chamado a, e a ser capaz de, crescimento e mudança em meus anos de “criança adulta”. E isso não acontece por responsabilidade exclusiva de meus pais.
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com