“Do sepulcro selado ressurgiste (Ἐσφραγισμένου τοῦ μνήματος / Запечатану гробу), ó Vida; e as portas estando fechadas (καὶ τῶν θυρῶν κεκλεισμένων / и дверем заключенным), entraste no meio dos discípulos, ó Cristo Deus, ressurreição de todos, e renovaste em nós, por seu intermédio, o espírito de retidão, segundo tua grande misericórdia.” (Tropário do Domingo de Tomé)
Uma semana depois de Sua ressurreição, quando Tomé estava com o restante dos discípulos, “estando trancadas as portas (τῶν θυρῶν κεκλεισμένων), veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco!” (João 20,26b) — Exatamente como Ele fez uma semana antes (João 20,19), apesar da precedente falta de fé e temores, que “trancaram as portas” não apenas da casa deles, mas de seus corações e mentes.
É assim que o Nosso Senhor opera: Ele “vem” àqueles de nós que têm amor por Ele, mas que têm falta fé n’Ele, “renovando” em nós “um espírito de retidão”. Então vamos nos reunir hoje, mesmo que nossa fé esteja enfraquecida pelos nossos vários temores, e que Ele “renove” em nós o Seu Espírito Santo, como só Ele pode. Senhor, glória a Ti!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com