SEM ESTUDO E SEM INSTRUÇÃO

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1,14)

São João, que “estrondou” estas famosas palavras há cerca de dois milênios, era um homem “sem estudo e sem instrução”, como aprendemos na leitura de hoje do Livro dos Atos, sobre João e Pedro perante a elite religiosa de seu tempo, o Sinédrio: “… vendo eles a coragem (παρρησίαν) de Pedro e de João, e considerando que eram homens sem estudo e sem instrução (ἀγράμματοί εἰσιν, καὶ ἰδιῶται), admiravam-se. Reconheciam-nos como companheiros de Jesus” (Atos 4,13). De fato, a única maneira de explicar o testemunho “extraordinário” desses homens “sem instrução” era pelo fato de que “eles haviam estado com Jesus”. Eles haviam “visto Sua glória,… cheio de graça e de verdade”, e agora Sua graça e Sua verdade emanavam, ou melhor dizendo, estrondavam, ao mundo ao redor deles.

E nós também, por mais “sem estudo” ou “sem instrução”, mas como membros de uma Igreja “apostólica”, somos convidados a receber e a transmitir esta energia extraordinária, “cheia de graça e de verdade”. Porque “a Palavra se fez carne”, e continua a “habitar entre nós”, quando abrimos nossos corações a Ele e permitimos que Ele faça isso. Pelas orações dos Teus Santos Apóstolos, ó Salvador, salva-nos!

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffewithsistervassa.com