“Ora, havia ali um homem, por nome Simão, que exercia magia na cidade, maravilhando o povo de Samaria, e fazia-se passar por um grande personagem. Todos lhe davam ouvidos, do menor até o maior, comentando: ‘Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande’. Eles o atendiam, porque por muito tempo os havia deslumbrado com as suas artes mágicas. Mas, depois que acreditaram em Filipe, que lhes anunciava o Reino de Deus e o nome de Jesus Cristo, homens e mulheres pediam o batismo.” (Atos 8,9-12)
Assim, a nação de Samaria ficou impressionada com Simão, seu pequeno herói local, até que o apóstolo Filipe viesse de fora dessa “nação” e abrisse seus olhos para uma visão melhor e mais ampla; “lhes anunciando o Reino de Deus e o nome de Jesus Cristo”. Essa mal-educada obsessão de cidade pequena com Simão, antes de Filipe chegar, mesmo que você considere esta analogia estranha, me recorda da obsessão com a política e com os políticos de nossa nação, predominante entre nosso povo hoje, como se todo o “sentido” da vida fosse encontrado ou estivesse estabelecido no espaço limitado dos “grandes” da nação em nossa política. E neste ponto eu concordaria com Camille Paglia, a proeminente crítica social na academia americana (tenho lido seu recente livro, “Free Women, Free Men”), de que nossa mal-educação nas esferas mais amplas da religião e da cultura levou ao nosso foco mal direcionado em nossa política nacional.
Mas no que diz respeito à leitura acima citada, observarei (como Camille Paglia não observa, porque ela é ateia), que é a mensagem apostólica sobre “o Reino de Deus e o nome de Jesus Cristo” que verdadeiramente expande nossos horizontes e nos liberta de uma obsessão pesada e limitadora com a política. Que eu volte a focar hoje, no nome de Jesus Cristo e em Seu Reino que destrói a morte, mesmo que eu esteja exposto aos acontecimentos na nossa política, por meio das notícias. Estou a par de uma visão melhor e mais ampla, como cidadão do Reino de Deus, e tenho sua “boa nova” tanto para internalizar quanto para transmitir, como meu objetivo principal. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com