“A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros: ‘Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais’. João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: ‘Ele está possesso de um demônio’. O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos’. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos.” (Mateus 11,16-19)
Deus nos revela Sua sabedoria de diferentes maneiras e através de diferentes tipos de pessoas. Mas se nossos corações estão fechados à sabedoria de Deus, particularmente quando estamos presos em nossa própria “sabedoria”; quando somos “sábios aos [nossos] próprios olhos” (Isaías 5,21), então rejeitamos a sabedoria de Deus sob qualquer pretexto. E o pretexto mais comum para rejeitar a mensagem de Deus, como ela é pregada neste mundo, parece ser uma crítica ao comportamento de Seus mensageiros. Eu me tornaria um cristão, diz-se, se eu encontrasse um cristão “de verdade”. Mas essa mentalidade, cega ao julgar os outros, pela convicção de que “eu” estou em posição de julgar a posição ou a queda de outros seres humanos, não reconheceria um cristão “de verdade” em Cristo. Não obstante, a sabedoria de Deus “é justificada” através dos tempos por seus muitos “filhos”; pelos muitos que escolheram prestar atenção à Sua mensagem, deixando o julgamento dos mensageiros de Deus para Deus.
Hoje que eu não perca tempo julgando o comportamento humano. Que eu foque na sabedoria que Deus quer me mostrar, para que eu possa crescer n’Ele, ao invés de ficar preso em minha própria cabeça. “Ó Cristo, verdadeira luz, que iluminas e santificas todas as pessoas que vêm ao mundo: Que a luz do Teu rosto brilhe sobre nós, para que possamos contemplar a luz incriada. Guia os nossos passos retamente, guardando os Teus mandamentos, através das intercessões da Tua Puríssima Mãe e de todos os santos” (Oração da Primeira Hora).
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com