“Bendize, ó minha alma, o Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, o Senhor, e jamais te esqueças de todos os seus benefícios. É ele que perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades. É ele que salva tua vida da morte, e te coroa de bondade e de misericórdia. É ele que cumula de benefícios a tua vida (Τὸν ἐμπιπλῶντα ἐν ἀγαθοῖς τὴν ἐπιθυμίαν σου / исполняющаго во благих желание твое)…” (Salmo 102/103,1-5a)
A maior parte do tempo, muitos de nós carrega um “anseio” em nossos corações, porque como seres humanos sentimos falta de alguma coisa, inclusive de nós mesmos. Estamos destinados a ser “completados” ou “realizados” através da comunhão com o nosso Criador, e através d’Ele com o resto da criação, tanto visível quanto invisível. Mas nosso inerente “anseio”, que tem sido chamado de “o buraco em forma de Deus no coração”, é muitas vezes mal compreendido e, portanto, mal direcionado. Então poderíamos andar por aí pensando que se tivéssemos mais dinheiro…, ou uma vocação diferente…, ou se essa ou aquela pessoa prestasse mais atenção em nós…, ou se tivéssemos mais “curtidas” nas fotos que postamos nas mídias sociais…, ou se tivéssemos uma aparência melhor…, ou se soubéssemos mais idiomas…, ou se pudéssemos sair daqui e estar em outro lugar… conseguiríamos tapar esse “buraco”.
Não estou dizendo que todos esses são anseios “ruins”, mas o Salmo acima citado me diz que precisamos confiar em Deus, que nos “cumula de benefícios”. Nós, de nossa perspectiva humana limitada, “realmente” não sabemos o que ou quem é “bom” para nós, particularmente quando Deus não nos deu essa pessoa ou algo. O Salmo leva-me a ser grato hoje, e não me “esquecer de todos os Seus benefícios”, que Ele fez por mim no passado, e confiar que Ele sempre “atende” o meu “anseio”, da maneira que Ele sabe ser “bom” para mim hoje. Então, que eu não perca as “coisas boas” que Deus está me dando hoje, e as coisas que Ele quer me ensinar. Que eu seja grato ao meu Deus, que “me coroou” com Sua bondade e misericórdia. “Bendize, ó minha alma, o Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome!”
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com