“Disse-lhes [Jesus]: ‘Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus’. Pegando o cálice, deu graças e disse: ‘Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus’. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: ‘Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim’. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: ‘Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue…’” (Lucas 22,15-20)
Esta passagem fala-me em primeiro lugar da Santa Eucaristia, aquele tipo especial de “refeição” que partilhamos, como Igreja, em dias especiais, “em memória” de nosso Senhor. Mas isso também me recorda um fato importante sobre todas as minhas refeições; o meu “pão de cada dia”, — que o Deus-Homem partilhou conosco muitas vezes. Esta é a última vez que Ele o fez, antes do “cumprimento” de Sua morte e ressurreição, mas Cristo “comeu e bebeu” conosco, “com publicanos e gente de má vida” (Marcos 2,16), muitas vezes.
Acho este simples fato edificante e dignificante ao me acercar de qualquer comida ou bebida hoje, em uma sexta-feira não festiva, quando não estou na igreja para a Santa Eucaristia. Também posso “fazer isto” — comer e beber, seja o que for que eu esteja comendo ou bebendo — “em memória” d’Ele. Os dias de jejum (como hoje, sexta-feira) e os períodos de jejum (como o Jejum da Dormição, no qual aqueles de nós no Calendário Juliano Tradicional ainda nos encontramos) são extremamente úteis para abordar minhas escolhas de comida e bebida “em memória” d’Ele. Mas sempre posso “fazer isto” com o simples pensamento de que, você sabe, “Ele fez isto” também. E Ele certamente não “fez isto” insensatamente ou de qualquer maneira prejudicial, então posso fazer uma pausa hoje e tentar fazer o mesmo. Ó Senhor, “o pão nosso de cada dia nos dai hoje” e ajudai-nos a nos acercar a ele, e a tudo mais, em grata e saudável memória de Vós.
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com