“Jesus disse então aos seus discípulos: ‘Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus! Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus’. A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: ‘Quem poderá então salvar-se?’. Jesus olhou para eles e disse: ‘Aos homens isso é impossível, mas a Deus tudo é possível’.” (Mateus 19,23-26)
Em nossa parte do mundo, muitos de nós temos mais do que o suficiente, em termos de alimentação, vestuário, moradia e conforto material. Esse tipo de riqueza pode levar a uma falsa sensação de autossuficiência e complacência com relação a Deus, como se Ele fosse “desnecessário”. Nossa relativa riqueza também contribui para nossas aflições espirituais generalizadas, como vícios ou distúrbios relacionados ao excesso de complacência (abuso) com os alimentos, com o álcool e com as várias formas de entretenimento. Muitos de nós não sofrem com a subnutrição, mas com a obesidade; não com a falta de bens, mas com a “acumulação” deles. Esses são os problemas das pessoas “ricas”. Porque “é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus”.
“Mas a Deus tudo é possível”. E muitas pessoas o redescobrem hoje, por Sua graça, através dessas aflições espirituais — nossos diversos vícios. Quando somos confrontados com nossa própria impotência em um vício incapacitante ou mesmo ameaçador, começamos a “precisar” de um poder maior do que nós mesmos; Começamos a buscar a ajuda de Deus, para nos tirar da rotina. Glória a Ele, Que nos encontra mesmo nos lugares mais escuros de nossa riqueza, trazendo-nos de volta ao caminho da “salvação” ou “recuperação”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com