“Glória a Ti Que mostras a luz. Glória a Deus nas alturas e paz na terra, para os homens a benevolência. Louvamos-Te, bendizemos-Te, adoramos-Te, glorificamos-Te, agradecemos-Te, por Tua grande glória…” (A Grande Doxologia, Matinas Bizantinas)
Tradicionalmente, esta é a forma como saudamos a primeira luz do sol nascente, todas as manhãs nas Matinas, ao louvar a Deus por “mostrar a luz”. Esta abordagem tradicional de abraçar a luz de um novo dia é particularmente útil para mim, nesta manhã de 11 de setembro, quando memórias difíceis preenchem meu coração, não apenas como uma nova-iorquina nativa, mas também como uma Cristã Ortodoxa no Calendário Juliano Tradicional, celebrando a Decapitação de São João Batista hoje. “Coisas ruins aconteceram hoje”, é o pensamento sombrio que me vem à mente nesta manhã, conforme escrevo esta reflexão enquanto ainda está escuro lá fora.
Mas aqui está outro pensamento: Coisas boas também aconteceram hoje, e vão acontecer hoje, conforme Deus continua a “mostrar a luz” em Suas múltiplas formas. Para começar, o sol vai nascer e dar sua luz, assim como será a presença de Deus em meu coração, em Sua “benevolência” e “paz”, enquanto me abro a Ele nesta manhã. Graças a Ti, Senhor, pelas boas coisas, as quais fazes advir mesmo em meio e através das coisas ruins em nosso mundo. Porque Tua luz resplandece também “nas trevas, e contra ela as trevas não prevaleceram” (João 1,5). Meu coração pode estar aberto à luz hoje, em gratidão e louvor. “Glória a Ti Que mostras a luz!”
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com