SEPARAI-VOS “DELES”

Como conciliar o Templo de Deus e os ídolos? Porque somos o Templo de Deus vivo, como o próprio Deus disse: Eu habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e vos receberei. Serei para vós um Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.” (2 Coríntios 6,16ss)

Como alguém pode fazer isso, “sair do meio deles e se separar”? Quem são “eles”?

Isso depende do contexto histórico. Originalmente, esse chamado era dirigido, no Antigo Testamento, aos sacerdotes e levitas, especificamente do povo escolhido por Deus, que tinham que retornar da Babilônia (cf. Isaías 52,11) e separar-se do paganismo especificamente da Babilônia. Mas nos dias de São Paulo, após a vinda de nosso Senhor e a descida do Espírito Santo, o chamado para “sair e se separar” é mais abrangente (tanto para judeus quanto para gentios) e mais profundo, para o domínio interno ou “Templo” da vida, de todo cristão, no Espírito. Os coríntios recém-batizados são chamados a romper com sua própria visão de mundo e “ídolos” — isto é, os substitutos de Deus que ainda dominavam a cultura da época, e talvez ainda tivessem um lugar nos, recentemente convertidos, corações dos coríntios.

Portanto, São Paulo recorda aos coríntios, e a nós, que — ao contrário dos sacerdotes do Antigo Testamento na Babilônia — não precisamos mudar a localização geográfica para vencer os “ídolos”; recebemos a capacidade, no Batismo e na Sagrada Comunhão, de sermos “Templos de Deus vivo”. É em comunhão com Cristo e em uma manutenção da vida cotidiana em Seu Espírito, que recebemos distância interior, imunidade interior, se você desejar, de qualquer coisa “impura”. Então, que eu “saia do meio deles”, que ainda querem um lugar em mim, meus vários substitutos de Deus, e receba a Cristo. Ele entra no meu “templo” e expulsa os vários impostores, derrubando suas mesas e tornando o lugar d’Ele novamente. Glória a Ele.

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com