SER CERTO versus ESTAR CERTO

Voltando do sepulcro, contaram tudo isso aos Onze e a todos os demais. Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; as outras suas amigas relataram aos apóstolos a mesma coisa. Mas essas notícias pareciam-lhes como um delírio, e não lhes deram crédito.” (Lucas 24,9ss)

Eu já refleti sobre isso antes, mais de uma vez, mas preciso ser recordado do mesmo pensamento novamente hoje. As mulheres Portadoras de Aromas estavam absolutamente certas quando relataram aos apóstolos que Cristo havia ressuscitado. Mas os apóstolos não acreditaram nelas. Deve ter sido frustrante para as Portadoras de Aromas ter seu testemunho desconsiderado dessa maneira; não sendo levadas a sério. Apenas depois de o próprio Cristo ressuscitado aparecer aos apóstolos é que eles acreditaram. No entanto, as mulheres seguiram em frente, como membros da comunidade apostólica, e continuaram a difundir a mensagem da Ressurreição. Uma delas, Maria Madalena, é até chamada de Igual-aos-Apóstolos, devido aos seus trabalhos missionários.

Que eu também siga em frente, em paz com o próximo, mesmo que ele não acredite em mim ou desconsidere minhas palavras — mesmo quando sei que estou certo, por alguma razão objetiva. Que eu me concentre em “ser certo” diante de Deus, em vez de “estar certo”, quando minha mensagem não é ouvida, e que eu deixe as opiniões e ações dos demais nas mãos de Deus.

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com