“Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé. Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e, em seguida, aos Doze…” (1 Coríntios 15,1-5)
Nesta passagem, o apóstolo recorda aos coríntios o básico de nossa fé, porque alguns membros da comunidade se distraíram com outras questões e filosofias, o que distorceu a visão básica inicialmente transmitida a eles. Essa visão não se baseava em argumentos, habilmente elaborados na mesa de algum filósofo, nem, é claro, no teclado de algum blogueiro, mas na experiência vivida de testemunhas humanas: Que Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras, e que Ele foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por muitas testemunhas.
Hoje sou recordado desse simples fato, de que minha fé refere-se a experiência vivida; da Cruz vivificante de Cristo e Sua Ressurreição, com todas as suas consequências. Minha fé não refere-se a argumentos que começam e terminam em minha mente, mas em minha participação cotidiana da jornada cheia de graça da Cruz, guiada pela luz da Ressurreição.
Que eu continue esta experiência hoje, recordando com gratidão de que ela me foi transmitida por muitos outros que a viveram antes de mim. Eles viveram-na e compartilharam-na em Cristo, Que, verdadeiramente, ressuscitou!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com