“Os fariseus e os saduceus achegaram-se a Jesus para submetê-lo à prova e pediram-lhe que lhes mostrasse um milagre do céu. Ele lhes respondeu: ‘Quando vem a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado. E de manhã: Hoje haverá tormenta, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas! Sabeis distinguir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos? Essa raça perversa e adúltera pede um milagre! Mas não lhe será dado outro sinal senão o de Jonas!’. Depois, deixando-os, partiu.” (Mateus 16,1-4)
Os fariseus e saduceus frequentemente discordavam uns dos outros, mas eram unidos em sua oposição a Cristo, porque Ele não agia de acordo com as expectativas egoístas deles. O Senhor já lhes mostrara muitos “sinais”, porque todo milagre que Ele operava, curando os doentes, alimentando uma multidão de famintos e atraindo multidões de pobres e negligenciados ao ouvir Sua palavra de cura, era um sinal com o qual Ele escolheu revelar a Si mesmo. Mas os fariseus e saduceus são cegos a esses sinais no aqui e agora, entre as pessoas ao seu redor. Os egoístas são capazes de estar atentos a coisas como o clima, porque em uma sociedade agrária ele afeta seu próprio bem-estar material, mas não aos seres humanos vivendo e respirando perto deles.
Assim, posso facilmente me distrair dos “sinais” com os quais Deus escolhe Se revelar em minha vida, através das situações e seres humanos em meu entorno. Posso me preocupar com outros assuntos, como eventos distantes que acompanho nas notícias ou até o clima (que se tornou uma grande parte das “notícias”), de uma maneira que me distrai de minhas responsabilidades imediatas; de uma maneira que me distrai da presença de Cristo e Seus sinais em minha própria vida.
Então, que eu mantenha meu coração e meus olhos bem abertos hoje, para os sinais da presença de meu Senhor nas pessoas e situações que Ele me envia aqui e agora. Glória a Ele por tudo!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com