“A [semente] que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança (ἐν ὑπομονῇ).” (Lucas 8,15)
Não é um processo da noite para o dia, todo esse negócio de “dar frutos” da “semente” da palavra de Deus plantada em nossos corações. Isso leva tempo. É por isso que é preciso “paciência/perseverança”, que é o poder de esperar. “Paciência/perseverança” em grego é “ὑπομονή”, significando, literalmente, “ficar em espera”; É uma espera para ver o que Deus envia a seguir. Preciso dessa capacidade, desse poder, simplesmente para esperar as coisas praticamente todos os dias, nas ocasiões em que não sei como reagir, ou se devo reagir. Portanto, paciência/perseverança é o que preenche o espaço de tempo entre ser confrontado com alguma “situação” (como surpresas desagradáveis de pessoas, incluindo eu mesmo, instituições ou qualquer outra coisa), e responder adequadamente a ela, com a ajuda de Deus. Faço uma pausa e peço a sabedoria a Deus.
E quando eu não recebo resposta, nenhuma sabedoria? Nesse caso, a paciência/perseverança me permite, entretanto, “dar frutos”. Assim como gerações inteiras, ao longo da história da Igreja, às vezes não foram capazes de resolver certos problemas e divisões. Não fomos capazes de dar frutos no passado, e não somos hoje. Temos que “reter” a palavra de Deus “com coração reto e bom” e produzir frutos “pela perseverança”. Que Deus me dê paciência/perseverança hoje, em assuntos grandes e pequenos. Amém.
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com