RECEBER A PALAVRA EM MEIO A TRIBULAÇÕES

E vós vos fizestes imitadores (μιμηταὶ) nossos e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou a fama de vossa fé em Deus por toda parte, de maneira que não temos necessidade de dizer coisa alguma.” (1 Tessalonicenses 1,6ss)

Curiosamente, é assim que a “palavra” de Deus plantada em nós parece crescer e ser particularmente frutífera: em meio a “muitas tribulações” e “com a alegria do Espírito Santo”. Quando eu permaneço perto da palavra de Deus e me concentro em Sua voz na minha vida, então essas duas situações andam de mãos dadas. Quero dizer, “tribulação” e “alegria”. De uma perspectiva sem Cristo, isso não faz muito sentido, mas é assim que as coisas funcionam na jornada carregando a cruz. Nossas dificuldades e provações, quando as enfrentamos com fé, se transformam em ouro em nossa “casa” espiritual. Ou seja, as carregamos conosco na forma de sabedoria e também aumentamos a compaixão pelo próximo, que pode precisar de uma palavra encorajadora em circunstâncias semelhantes.

Senhor, ajuda-nos a ficar perto de Ti, como sempre estás de nós, para que Tua palavra cresça e frutifique em nós, e “ressoe” em nosso meio, para não sermos distraídos pela inutilidade das palavras meramente humanas.

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com