“Acolhei aquele que é fraco na fé, com bondade, sem discutir as suas opiniões. Um crê poder comer de tudo; outro, que é fraco, só come legumes. Quem come de tudo não despreze aquele que não come. Quem não come não julgue aquele que come, porque Deus o acolhe do mesmo modo. Quem és tu, para julgares o servo de outros? Que esteja firme, ou caia, isto é lá com o seu senhor. Mas ele estará firme, porque poderoso é Deus para o sustentar. Um faz distinção entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo sua convicção. Quem distingue o dia, age assim pelo Senhor. Quem come de tudo, o faz pelo Senhor, porque dá graças a Deus. E quem não come, abstém-se pelo Senhor, e igualmente dá graças a Deus.” (Romanos 14,1-6)
Estou refletindo sobre essa passagem particularmente útil hoje, pois estamos num daqueles anos embaraçosos em que o Dia de Ação de Graças nos EUA (amanhã) e o Jejum da Natividade se sobrepõem não só para as pessoas que seguem o Calendário Juliano Revisado, mas também para nós, que seguimos o Calendário Juliano Tradicional. Na verdade, amanhã para as pessoas que seguem o Calendário Juliano Tradicional é o primeiro dia do jejum. Assim, enquanto muitas famílias e comunidades eclesiais Ortodoxas nos EUA “suspenderão” as regras do jejum para o Dia de Ação de Graças, outras não o farão.
E de qualquer forma isso está bem, São Paulo nos diz na passagem citada acima, desde que celebremos “pelo Senhor”, em gratidão e humildade e “não” desprezando “aquele que come” ou “aquele que não come”. Obrigado, São Paulo, por nos tranquilizar a mente, nesta questão, para que não percamos tempo em “discutir as opiniões”. Demos graças ao Senhor! / Εὐχαριστήσωμεν τῷ τῷ Κυρίῳ. / Благодарим Благодарим Господа!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com