“Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu…” (Mateus 6,9s)
Hoje, quando aqueles de nós que seguem o Calendário Juliano Tradicional iniciam a “Pré-Festa” (Предпразднство) do Natal, da festa do nascimento de Nosso Senhor em Belém, e também da festa de São João de Kronstadt (foto), estou refletindo sobre todo esse negócio de perceber o meu mundo “assim na terra como no céu”. Isso seria possível, ou isso seria alguma versão da realidade ao estilo Walt Disney?
A resposta é sim e não. É, sim, possível que a terra e o céu estejam unidos em seus “caminhos”, por causa da vinda ao nosso mundo do Deus-Homem, Jesus Cristo. Ele une, em Sua presença divino-humana no meio de nós, as realidades invisíveis e visíveis do homem e de Deus, da terra e do céu. E Ele me permite participar dessas duas realidades, se eu O deixar fazer isso, quando eu entro em comunhão com Ele, por meio de minha oração diária. Por outro lado, não, Ele não perpetua nenhuma versão ao “estilo Walt Disney” da realidade, gerada pelos meus vários tipos de “ilusões”, que me trazem falsas esperanças e/ou falsos medos, enquanto lido com minhas responsabilidades diárias.
Por isso, que hoje eu abrace a suave verdade da honestidade, ou seja, a humildade, na realidade humano-divina que é a verdade, “assim na terra como no céu”, em comunhão com o meu Senhor e Salvador gentilmente humilde Jesus Cristo. “Seja feita a Vossa vontade” comigo hoje, Senhor, não segundo as minhas concepções e equívocos, e “assim na terra como no céu”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com