“Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galileia dos gentios, este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte. Desde então, Jesus começou a pregar: ‘Fazei penitência (Μετανοεῖτε, Mudai vosso pensamento/foco), pois o Reino dos céus está próximo’.” (Mateus 4,13-17)
Esta é a primeira palavra que nos é dirigida por Nosso Senhor Jesus Cristo: “Μετανοεῖτε” Ele diz, que significa “mude de pensamento” ou de “foco”. Não é apenas um chamado à mudança, mas uma garantia de que a mudança é possível. Posso mudar as coisas todos os dias, a qualquer momento, sempre que eu (re)focar na presença duradoura de Cristo em minha vida, e no simples fato de que Seu reino “está próximo”, ao meu alcance. Não numa galáxia muito, muito distante.
Por isso, nesta manhã, ao aproximar-me da Santa Comunhão, volto a abraçar a mudança, e refoco na “grande luz” que “resplandeceu” sobre nós, na vinda até nós do Filho Unigênito de Deus, na carne. Enquanto hoje faço ajustes saudáveis em minha oração diária, na minha alimentação, no meu sono e nos meus horários de exercícios, agradeço-Te, Senhor, por iluminar minha vida com mudanças positivas. “E eu disse: ‘Agora comecei; Esta mudança veio da destra do Altíssimo!” (Salmo 76,11, cf. Septuaginta — tradução ao português por Frederico Lourenço).
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com