“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo: vem a hora, e já está aí, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, viverão. Pois como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter a vida em si mesmo, e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.” (João 5,24-29)
Esta é a leitura de hoje, o “Sábado Memorial” pré-quaresmal, no qual comemoramos aqueles que nos precederam, para o além. Mas nesta passagem o Senhor fala também dos “mortos” no aqui e agora, dos mortos-vivos, que de repente ouvem Sua palavra e creem, e assim “passam da morte para a vida”; para a verdadeira e nova vida n’Ele.
Que eu ouça Sua voz um pouco mais atentamente hoje, para que eu possa viver, e não ficar isolado do verdadeiramente vivo, neste mundo e além dele. E que eu não escute quaisquer vozes de morte, para que eu possa ter fé em vez de medo; realismo gentil em vez de ilusão; auto-aceitação humilde em vez de auto-julgamento mórbido; comunhão em vez de auto-isolamento; disciplina em vez de caos; gratidão em vez de autopiedade; oferta voluntária de mim mesmo em vez de egocentrismo; e luz em vez de trevas. Que eu descanse, n’Ele, neste Sábado Memorial, enquanto oferecemos a Liturgia Divina por nós e pelos nossos amados defuntos, para que, juntamente com eles, possamos viver e celebrar “a ressurreição da vida”. Ela já está irrompendo em nosso aqui e agora, particularmente na época da renovação que é a Quaresma, quando opto por usar suas ferramentas úteis para uma vida saudável. “Não vos maravilheis disso”, diz o Senhor. Mas devo admitir que estou “maravilhado” disto. Graças Te dou, Senhor, por falar comigo e com todos nós, mesmo quando estamos “nos sepulcros”, e nos trazer de volta à vida, e não ao julgamento, uma e outra vez. Deus dos vivos! Glória a Ti.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com