“Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto. E dizia: ‘Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus!’. Nesse momento, alguns fariseus interpelaram a Jesus no meio da multidão: ‘Mestre, repreende os teus discípulos’. Ele respondeu: ‘Digo-vos: se estes se calarem, clamarão as pedras!’. Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: ‘Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz (τὰ πρὸς εἰρήνην)!… Mas não, isso está oculto aos teus olhos. Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; eles destruirão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada (τῆς ἐπισκοπῆς σου)’.” (Lucas 19,37-44)
Hoje quero estar com aqueles que “tomados de alegria, começaram a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinham visto”, e não com aqueles que são cegos às Suas “maravilhas”, porque não reconheceram “o tempo em que foram visitadas”. Hoje Cristo “se aproxima” e “visita” o meu pequeno mundo, sempre que abro os meus olhos e o meu coração à Sua Presença viva, que muda a perspectiva no meio de nós.
Quando sou grato, e “louvo” o Senhor, Seu Espírito abre minha vida para (ainda mais) “bênçãos” d’Ele. Por outro lado, quando eu apenas resmungo, como fizeram alguns dos fariseus mencionados na passagem acima, então eu fico cego para todas as portas que Cristo abriu para mim. E então o meu isolamento auto-infligido, juntamente com os medos que se seguem, pode tornar-se uma “profecia auto-realizada”, deixando-me aterrado e “cercado” por “inimigos”, como o Senhor avisa os fariseus.
Graças Te dou, Senhor, por “Se aproximar” hoje, e por iluminar minha vida. “Eu sou a porta”, ouço-Te dizer a todos nós esta manhã. “Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem” (João 10,9).
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com