“Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor –, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige.” (Joel 2,12s)
Sim, eu sei que hoje “não” é a Quarta-feira de Cinzas, ou o início da Quaresma, para nós cristãos Ortodoxos. No entanto, a passagem acima citada faz, de fato, parte da leitura de nossa Igreja para hoje, a Quarta-Feira da Abstinência de Laticínios. Porque esta semana, ou Semana da Abstinência de Laticínios (“Maslenitsa” em russo), a semana anterior à Quaresma, já nos prepara liturgicamente para o período de jejum e de “volta ao Senhor” que é a Quaresma. De fato, hoje, na Quarta-feira da Abstinência de Laticínios, não se celebra a Divina Liturgia, e a Oração Quaresmal de S. Efrém é lida ao longo dos ofícios das Horas ou do Ofício Divino (com grandes prostrações), segundo a ordem prescrita pelo Typikon para este dia, de modo a preparar-nos para a Quaresma que se aproxima.
Assim, enquanto vejo os cristãos latinos que hoje andam pelas ruas, com marcas escuras na testa, que eu seja inspirado para a nossa Quaresma que se aproxima, e que começa na próxima segunda-feira. As cinzas, das quais os cristãos latinos recebem hoje as suas marcas na testa, são dos seus ramos queimados que foram abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, recordando-lhes (e a mim, como acontece) da nossa disponibilidade para caminhar na jornada carregando a cruz até e através da Entrada do Senhor em Jerusalém (no Domingo de Ramos), e a Sua Paixão ou sofrimento durante a Grande Semana (ou “Strastnaya Nedelya” em russo), daqui a sete semanas.
Hoje que eu me sinta inspirado, em vez de alheio, pela tradição de outros cristãos (da “Quarta-feira de Cinzas”), enquanto me preparo para a Quaresma. Que eu comece a voltar ao Senhor “de todo o meu coração”, em oração sincera, “porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente”, como me recorda a leitura de nossa Igreja para hoje.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com