“Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.” (Mateus 11,27-30)
A leitura acima citada é do sábado anterior à Quaresma, o Sábado dos Ascetas, ou seja, os grandes ascetas que vieram para “portar” ou para levar Deus dentro de si, dedicando suas vidas inteiramente ao jejum e à oração focados em Deus. Eles abandonaram as fileiras de todos os que “estão aflitos sob o fardo” com preocupações meramente humanas, e escolheram, em vez disso, assumir o “peso leve” de Deus e de Seu Filho crucificado e ressuscitado.
Ao fazer a transição para a Quaresma, o grande período do jejum e da oração focados em Deus, que eu abandone as fileiras de todos os que “estão aflitos sob o fardo” com preocupações meramente humanas, como ressentimentos e medos egocêntricos, e abrace Deus como meu foco principal. A coisa maravilhosa de “portar” Deus, que faz Seu peso “leve”, é que Seu Filho o carrega comigo, na jornada carregando a cruz que Ele compartilhou comigo. Então que eu entregue a Ele o peso do auto-isolamento e da auto-suficiência, deixando que o Seu peso seja meu, e o meu seja d’Ele. Enquanto me preparo para o Domingo do Perdão, na véspera da Quaresma, entrego-Lhe todos os ressentimentos que eu tenha andado a sentir, seja em relação aos outros ou a mim mesmo, e abro o meu coração à Sua graça. “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina”, diz-me hoje o Senhor, “porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com