“… se invocares a inteligência, buscando-a como se procura a prata; se a pesquisares como um tesouro, então compreenderás o temor do Senhor, e descobrirás o conhecimento de Deus, porque o Senhor é quem dá a sabedoria, e de sua boca é que procedem a ciência e a prudência. Ele reserva para os retos a salvação e é um escudo para os que caminham com integridade; protege as sendas da retidão e guarda o caminho de seus fiéis. Então, compreenderás a justiça e a equidade, a retidão e todos os caminhos que conduzem ao bem. Quando a sabedoria penetrar em teu coração e o saber deleitar a tua alma, a reflexão velará sobre ti, ela te amparará a razão…” (Provérbios 2,3-11)
Esta passagem de Provérbios será lida nas Vésperas hoje, celebradas juntamente com a primeira Divina Liturgia dos Dons Pré-Santificados (deste tempo quaresmal). A leitura de Provérbios é precedida por 1. uma leitura do Gênesis, e 2. um belo momento desta Liturgia, quando o sacerdote sai do altar com uma vela acesa e proclama: “A luz de Cristo ilumina a todos!”. O anúncio do sacerdote, colocado entre duas leituras das Escrituras, recorda-me que Cristo, Sabedoria de Deus (1 Cor 1,24), traz luz e leveza à minha vida, através de Sua palavra.
Que eu mergulhe, nesta Quaresma, na Palavra e na Sabedoria de Deus, abrindo meu coração e minha vida a Ele. “Porque o Senhor é quem dá a sabedoria” — promete-me hoje a passagem de Provérbios — “e de sua boca é que procedem a ciência e a prudência”, também para os meus assuntos práticos quotidianos. Vem, Senhor, vela por mim e guarda-me na Tua sabedoria, neste terceiro dia da Quaresma. Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com