“Cria em mim um coração puro, ó Deus; e renova em mim um espírito reto. Não me lances para longe do Teu rosto; e não tires de mim o Teu espírito santo. Dá-me de volta a alegria da Tua salvação; e sustenta-me com espírito liderante (πνεύματι ἡγεμονικῷ).” (Salmo 50,10-12; cf. Septuaginta — tradução ao português por Frederico Lourenço)
O Salmo 50 (51) é entoado várias vezes ao dia, em nosso ciclo diário de ofícios eclesiásticos. Nele pedimos “renovação”, várias vezes ao dia, — porque podemos ser “renovados” no sempre novo, sempre “liderante”, Espírito, todas as vezes que escolhemos nos abrir a Ele. Toda vez que eu percebo que caí num círculo vicioso, de acordo com padrões “antigos” ou algum espírito ou voz “errada” na minha cabeça, como a ociosidade ou o desânimo, eu posso clamar e ser restaurado em Deus.
Ao começar hoje uma nova semana, a quarta semana da Quaresma, e um novo dia, peço a renovação “em mim” da “alegria da salvação” com que comecei a Quaresma e para a qual a Quaresma me conduz. Que eu faça uma pausa esta manhã, e planeje a minha pequena agenda de aptidão espiritual e física, no “Espírito liderante” de Deus de paciência e humildade. Que eu avance em mais um dia carregando a cruz não centrado no medo, mas na fé centrada em Deus. “Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, de abatimento, de domínio, de loquacidade”.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com