“Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem.” (João 1,6-9)
São João Batista foi o “único” “enviado por Deus”, para “dar testemunho da Luz”? Não. Todos nós, tendo recebido o poder do Espírito Santo no Batismo, somos “enviados” para “dar testemunho da Luz”, de Nosso Senhor Jesus Cristo. Erraríamos o objetivo de receber o poder de Deus, ou a graça, se a guardássemos só para nós. Ela nos é dada para que possamos transmiti-la; e também multiplica-se em nós, quando a transmitimos. Como disse o Senhor aos Seus discípulos pouco antes de Sua ascensão: “descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (Atos dos Apóstolos 1,8).
Portanto, que eu abrace hoje a luz de Deus, através de alguma oração sincera e contemplação de Sua palavra, para que eu possa transmitir luz, e não escuridão, no meu pequeno mundo. “Ó Cristo, a verdadeira luz, que ilumina e santifica toda a pessoa que vem ao mundo: Que a luz da Vossa face resplandeça sobre nós, para que nela possamos contemplar a luz incriada. Guiai os nossos passos em pleno cumprimento dos Vossos mandamentos, por meio das intercessões da Vossa mãe puríssima e de todos os santos” (Horologion, Oração da Primeira Hora).
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com