“Ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal’. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: ‘imbecil’, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: ‘Louco’, será condenado ao fogo da geena.” (Mateus 5,21s)
É compreensível que sintamos choque e consternação, quando ouvimos falar de certos crimes violentos, particularmente nos casos altamente noticiados. Mas na passagem acima citada, nosso Senhor oferece-nos um lembrete sóbrio, sobre a forma como nós mesmos podemos partilhar, ainda que de maneiras “pequenas”, a responsabilidade por certas formas de violência uns contra os outros, mesmo talvez enquanto expressamos choque e consternação por esses crimes, — nas formas como nos envolvemos em discussões uns com os outros, online e noutros locais.
Hoje, que eu baixe um pouco as minhas expectativas com relação aos outros e me volte a concentrar no meu próprio comportamento, tendo um cuidado extra para não olhar, ou falar, ou agir para com os outros na minha vizinhança, na minha própria casa, de uma forma mortífera. Porque isso é algo que eu posso realmente mudar. Que eu procure compreender, em vez de ser compreendido; dar, em vez de receber; encorajar, em vez de querer controlar ou fazer os outros curvarem-se ante a minha vontade. Que eu ouça um pouco mais, e seja um pouco mais grato pelas pessoas e pelas coisas como elas são, em vez de lamentar o que não são, de acordo com o que eu gostaria que fossem. Senhor, ajuda-nos a amar-nos uns aos outros, e a nós mesmos, como Tu nos amas, — exatamente da forma como nós somos. Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com