“Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.” (Mateus 11,27-30)
Hoje, no dia do repouso de São João de Xangai e São Francisco (+1966), estou refletindo sobre a luz e a leveza do Caminho de carregar a cruz. Tão frequentemente emanadas deste santo bispo, como testemunham aqueles que o conheciam. E gratamente por aqueles que não o conheciam, são captadas em algumas fotos dele. Ele entregou-se completamente à sua vocação, de seguir a Cristo com mansidão e humildade, e a servir a Deus e ao próximo, que até seu sorriso era e continua sendo uma pequena oferta que traz um pouco de luz aos nossos dias. É um pequeno “sacrifício” (das palavras latinas “sacer” e “facere”, que significam “tornar santo”), que torna o nosso dia um pouco mais santo.
Hoje que eu seja recordado da mansidão e da humildade de Cristo, que muitas vezes significa “perder”, enquanto outros “ganham”. Isso significa não perguntar porquê ou como Deus ou outra pessoa não fez isto ou aquilo por mim, mas sim perguntar como posso servir, pelo simples fato de ocupar um lugar secundário. Ou apenas sorrir. Esta manhã, que eu ofereça um sorriso a Deus, dizendo Obrigado, para que por Sua graça eu possa seguir em frente em utilidade pacífica para mim e para o próximo. Святителю отче Иоанне, моли Бога о нас! Santo Padre João, rogai a Deus por nós!
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com