MANTER AS COISAS SIMPLES

Exorto-vos, por conseguinte, irmãos, pelos compadecimentos de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Seja este o vosso culto razoável (λογικὴν λατρείαν ὑμῶν). Não vos acomodeis a este mundo, mas deixai-vos transformar pela renovação da vossa mente para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável e o que é perfeito. Digo, pois, através da graça que me foi dada, a cada um de vós que não pense acima do que deve pensar (μὴ ὑπερφρονεῖν παρ᾽ὃ δεῖ φρονεῖν); mas pense em pensar sensatamente (φρονεῖν εἰς τὸ σωφρονεῖν), de acordo com a medida de fé que Deus distribuiu a cada um.” (Romanos 12,1ss)

A mensagem que carrego hoje comigo desta passagem é: “Mantenha as coisas simples”! Pela e na Palavra (“Logos”) de Deus, é-nos dado o Caminho de oferecer “culto” a Ele, e esse Caminho é “raz(ã)o-ável” (logike) ou “com base na razão”, tornado acessível a todos nós “de acordo com a medida de fé” que Deus distribuiu a cada um de nós. Mas manter as coisas simples nem sempre é fácil, particularmente para aqueles de nós que tendem a pensar demasiado, ou talvez a ocupar as nossas mentes e corações com assuntos “acima do que deve pensar” — e isso é o nosso aqui e agora; as nossas responsabilidades imediatas, de acordo com a nossa vocação.

Se hoje me encontro sobrecarregado, pensando demasiadamente, que eu simplifique as coisas e entregue a Deus todo esse “pensamento pegajoso”. Que eu me reconecte a Ele, em oração sincera, e deixe-me “transformar pela renovação da minha mente”, na simplicidade da graça de Deus. Deus, ajuda-me a fazer a próxima coisa certa hoje, e a seguir em frente em Tua presença amorosa. “Venha a nós o Teu reino, seja feita a Tua vontade” com todos nós nesta segunda-feira ensolarada, Senhor, e graças Te dou pela medida da fé, por menor que seja, que Tu me deste hoje.

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com