FELIZ O SEIO QUE TE TROUXE

Enquanto ele [Jesus] estava falando, uma mulher gritou do meio da multidão: ‘Feliz o seio que te trouxe e os peitos que te amamentaram!’. Antes ele respondeu: ‘Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a praticam!’.” (Lucas 11,27s)

A “mulher”, sem nome “na multidão”, que levantou sua voz e abençoou Maria, a Santíssima Theotokos, está apontando a parte única e inimitável da vocação de Maria, que foi dar à luz o nosso Senhor Jesus Cristo, na carne. Mas nenhum de nós partilha essa vocação específica com a Mãe de Deus, pelo que não podemos nos “relacionar” com isso, realmente, — e por “realmente” quero dizer que não podemos, nem somos chamados a seguir a Virgem Santíssima nessa vocação, única em toda a História da Salvação. “Nós” nunca demos à luz, nem nunca daremos à luz, o Filho de Deus encarnado, afinal de contas.

Assim, louvar ou abençoar a Mãe de Deus (apenas) por esse aspecto afasta-nos da Theotokos, em termos das implicações práticas do exemplo da Theotokos para as nossas próprias vidas. E a mulher na multidão pode ter pensado algo na linha de: “Uau, quão abençoada é aquela mulher; ‘eu’ não tenho um filho como este… (suspiro)”. Mas Cristo chama a atenção desta mulher para aquilo que ela, e todos nós, temos em comum com a Theotokos. E isto é, o nosso chamado a “ouvir” a palavra de Deus, e a “praticá-la”; isto é, a interiorizá-la e deixá-la crescer dentro de nós, para depois a podermos partilhar, “dar à luz”, em nosso mundo. Somos todos chamados a partilhar essa “bem-aventurança”.

Hoje, enquanto aqueles que seguem o Calendário Juliano Revisado [Calendário Gregoriano] se preparam para celebrar a grande festa da Dormição (Assunção), e aqueles que seguem o Calendário Juliano Tradicional iniciam o Jejum da Dormição, oro para que a Santíssima Theotokos me ajude a “ouvir” este apelo à bem-aventurança, esta palavra de Deus, e a “praticá-la” ao longo do meu dia. Que eu fique perto das palavras vivificantes do Senhor, e não me preocupe com palavras que trazem a morte, quando elas vêm até mim, quer de fora quer de dentro da minha própria cabeça. Santíssima Theotokos, bendita entre as mulheres, que eu seja abençoado convosco hoje. Amén!

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com