ORAR EM SITUAÇÕES “DESESPERADORAS”

“Um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, se apresentou e, à sua vista, lançou-se a seus pés, rogando-lhe com insistência: ‘Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe-lhe as mãos para que se salve e viva’. Jesus foi com ele […]. Enquanto ainda falava, chegou alguém da casa do chefe da sinagoga, anunciando: ‘Tua filha morreu. Para que ainda incomodas o Mestre?’. Ouvindo Jesus a notícia que era transmitida, dirigiu-se ao chefe da sinagoga: ‘Não temas; crê somente’.” (Marcos 5,22ss.35s)

Estas pessoas dizem a Jairo: “Para que ainda incomodas o Mestre?”. Acabou. Também em nossas situações “desesperadoras”, quando parece que o pior absoluto aconteceu, podemos ser tentados a interromper nossa caminhada com Cristo. Poderíamos abandonar a fé, e cair nos braços do medo, que é o oposto da fé. Por que faríamos isso? Porque o medo pode parecer ser o caminho “mais fácil, mais suave”. O medo “dispensa-nos” de caminhar adiante, deixando-nos assumir, em vez disso, uma posição defensiva, em auto-isolamento incapacitante.

Mas nosso Senhor nos diz, como Ele disse a Jairo: “Não temas, crê somente”. Quando pensamos que está tudo “acabado”, Ele nos diz, como diz o primeiro a acudir aquele quase inconsciente sobrevivente de alguma catástrofe: “Fique comigo, e continue a falar comigo. Vou te ajudar a sair disso”.

Portanto, que eu continue falando com Ele, mesmo que as minhas orações pareçam fracas e inúteis, e se eu estiver “quase inconsciente” em meio a uma situação que parece desesperadora. Deus tem o que é preciso para me trazer nova vida, se eu “crer somente”, e me permitir seguir adiante n’Ele, em vez de me esconder sozinho. Que eu faça a próxima coisa certa hoje, qualquer que seja a minha situação, substituindo o medo pela fé. “Ajuda-nos, salva-nos, tem piedade de nós, e conserva-nos, ó Deus, pela Tua graça”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com