“Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor (ἐνιαυτὸν Κυρίου δεκτόν)’. E, enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Ele começou a dizer-lhes: ‘Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir’.” (Lucas 4,16-21)
O que é “o ano da graça do Senhor”? É o nosso tempo humano, incluindo este difícil ano de 2020. E ele tem sido contínuo, desde que nosso Senhor Jesus Cristo proclamou nosso tempo humano, com todas as suas dificuldades, como “da graça” para Ele e Sua obra libertadora em nosso meio. Sempre que tenho meus olhos “fixos n’Ele”, como todos na sinagoga na leitura acima citada, e abro meu coração a Ele, permitindo que Ele seja meu “redentor” quando estou cativo; que me “restaure a vista” quando estou cego; que me “liberte” quando estou oprimido.
Portanto, que eu não perca tempo com medos egocêntricos, ressentimentos, ou com outras coisas do gênero. Que eu pegue minha cruz que traz luz também este ano, e neste dia, enquanto aqueles que seguem o Calendário Juliano Revisado [Calendário Gregoriano] celebram o início do Ano Novo Eclesiástico. Que eu aceite desta vez, nosso tempo, que foi aceito pelo Senhor, como “da graça” para fixar meus olhos n’Ele, e seguir em frente em nossa jornada carregando a cruz. “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2ª Coríntios 6,2).
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com