SEGREDINHO DE DEUS

‘… Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um’. Dizia-lhes ainda: ‘Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro? Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado.’” (Marcos 4,20ss)

Conforme aqueles que seguem o Calendário Juliano Tradicional continuam a celebrar a Festa da Dormição [Assunção] da Theotokos, estou refletindo sobre a virtude outrora “secreta” de Maria, uma pobre menina judia de Nazaré. Ela “ouviu a palavra e reteve-a” (Lucas 8,15) silenciosamente, numa conversa privada com um Arcanjo, e depois “deu fruto” incalculavelmente mais de “cem por um”, para que “todas as gerações” (Lucas 1,48), desde então, “bendigam o fruto do seu ventre” (Lucas 1,42). Ela era o “segredinho” de Deus, até que Ele colocou a brilhante “candeia” da Theotokos “no candeeiro”, para brilhar sobre todos nós.

Sou particularmente grato por me recordar deste fato hoje, quando somos tão frequentemente abalados por notícias de “maus segredos” vindo à luz, sempre que algum crime ou escândalo é exposto nos meios de comunicação social. Graças Te dou, Deus, que não é somente, nem o mais importante, o “mau” escondido que “deva ser publicado” em nosso mundo. Que eu me foque hoje no “bom segredo” que Deus já revelou, e que ainda não revelou, das obras “secretas” do Seu Espírito em nosso mundo despedaçado, em vez de ficar atolado por revelações de “maus segredos” nas notícias. “Porque o que está em vós”, como São João nos recorda, “é maior do que aquele que está no mundo” (1ª João 4,4b).

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com