“Eis o que significa esta parábola [explica Jesus]: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem; mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do coração, para que não creiam nem se salvem. Aqueles que a recebem em solo pedregoso são os ouvintes da Palavra de Deus que a acolhem com alegria; mas não têm raiz, porque creem até certo tempo, e na hora da provação a abandonam. A que caiu entre os espinhos, estes são os que ouvem a palavra, mas, prosseguindo o caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e assim os seus frutos não amadurecem. A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança (ἐν ὑπομονῇ).” (Lucas 8,11-15)
Agora que eu esteja à altura do desafio, de ter ouvido a “palavra de Deus”, e responder a ela, onde quer que eu esteja. Se por acaso estou num lugar que não responde a Deus neste momento, posso também, a qualquer tempo, escolher estar noutro lugar, vivo e pronto para o propósito de Deus para mim. Mesmo que tenha estado “à beira do caminho”, como por exemplo, sozinho e fora de Deus, por não ter tido uma conversa com Ele; ou se tenho estado “em solo pedregoso” que escolhi para mim mesmo, como minha carreira e posição social, se elas se baseiam no querer agradar às pessoas e posar com máscaras falsas para a minha vocação; ou se me resignei a uma situação “entre os espinhos”, em que os meus “cuidados, riquezas e prazeres da vida” sufocam meu crescimento espiritual, — posso parar de rolar a tela, desligar o celular, e deixar-me levar para fora dali.
Deus não está dizendo: se você está nessa rotina, eu não falo com você. Ele está dizendo: levante-se e vá para outro lado. E dê fruto “pela perseverança”. Cuide-se, e fale coMigo com “perseverança”. O nosso crescimento espiritual, a partir de Sua “semente”, não acontece da noite para o dia, mas acontece, quando nos levantamos e nos posicionamos em Seu amor e luz, na “terra boa” que Ele nos oferece, — nosso “coração reto e bom”, que todos nós temos, se nos reconectarmos com ele, e o reorientarmos para seu Criador, o nosso Bom Deus. Portanto, “elevemos nosso coração ao alto” e cresçamos hoje, em vez de perdermos tempo à beira do caminho.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com