CONECTADOS EM TEMPO DE SEPARAÇÃO

“Desejo realmente que estejais informados do árduo combate que sustento por amor de vós e dos de Laodiceia, assim como de todos os que ainda não me viram pessoalmente! Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Digo-vos isso para que ninguém vos engane com discursos sedutores. Porque, embora corporalmente distante, estou presente a vós em espírito, e me alegro em ver a firmeza da vossa fé em Cristo.” (Colossenses 2,1-5)

Quão importantes são estas palavras, especialmente neste ano de uma pandemia, quando estamos frequentemente conectados com as pessoas, sem realmente as vermos “pessoalmente/cara-a-cara”. O que é, pergunto a mim mesmo, que nos mantém conectados, — verdadeiramente conectados, no sentido de Deus? São os nossos “discursos sedutores”, que trocamos com pessoas (geralmente com a mesma mentalidade que a nossa) nas redes sociais?

O Apóstolo explica acima que não. Os “discursos sedutores” podem ser “enganosos”. A “coisa” que torna nossos corações “estreitamente unidos” é a “caridade/amor”, e outros dons do Espírito Santo, como a “plenitude de inteligência” e o “conhecimento do mistério de Deus”. É o Espírito que torna o Apóstolo presente ao seu distante rebanho, como ele diz: “embora corporalmente distante, estou presente a vós em espírito…”.

Hoje que eu me recorde de Quem é que me proporciona verdadeira conexão com o próximo. Que eu me conecte novamente com Deus, em Sua graça, por meio de um pouco de oração, para que Ele permaneça em todas as minhas relações on-line, incluindo as de longa distância. Senhor, vinde e habitai em nós, tanto on-line quanto off-line, para que não sejamos enganados com nossos “discursos sedutores”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com