“Tomai precaução, meus irmãos, para que ninguém de vós venha a perder interiormente a fé, a ponto de abandonar o Deus vivo. Antes, animai-vos mutuamente cada dia durante todo o tempo compreendido na palavra hoje, para não acontecer que alguém se torne empedernido com a sedução do pecado. Porque somos incorporados a Cristo, mas sob a condição de conservarmos firme até o fim nossa fé dos primeiros dias, enquanto se nos diz: ‘Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como aconteceu no tempo da Revolta’.” (Hebreus 3,12-15)
“A” Revolta, a que esta passagem se refere, é a do povo eleito contra Moisés no deserto (Números 16). Mas o que é importante para mim só por “hoje”, como salienta o autor de Hebreus, é o que era importante para, e ainda não reconhecido por, os que se encontram no deserto. E isto é, ouvir a voz de Deus, ou chamado, para nós, no nosso “hoje”, onde ou como quer que eu esteja.
Que eu não me afaste da voz de Deus hoje, cada vez mais forte na chegada de Seu Filho, dando-nos poder para “sermos incorporados a Cristo” no ser amoroso e misericordioso de Deus. É um pouco desconfortável, é certo, que Deus me chame “hoje”, nesta manhã de sexta-feira, em meio a tantas preocupações… Mas é também alentador, penso eu, que Deus esteja ali, e queira encontrar-Se comigo, no meu “hoje”. Por isso, que eu responda a Ele, e reconecte-me a Ele, esta manhã, por meio de alguma oração sincera, onde quer e como quer que eu esteja. Que o meu coração não seja endurecido ou “empedernido”, — pois o Seu não é. Que eu prossiga a minha viagem para Belém, por muito “endurecida” que me pareça, pela “sedução do pecado”, e por todo o meu ficar aquém.
Graças Te dou, Deus, por nos permitir a todos “sermos incorporados a Cristo”, e por Ele a Ti, para que levemos a nossa “revolta” para onde ela pertence, para aquilo fora de Ti, em nossa ruptura. Glória a Deus nas alturas, paz na terra paz e benevolência aos homens.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com