“Entraram de novo em Jerusalém. Andando Jesus pelo templo, aproximaram-se dele os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos, e perguntaram: ‘Com que autoridade fazes estas coisas? ou quem te deu tal autoridade para fazê-las?’. Respondeu-lhes Jesus: ‘Eu vos farei uma só pergunta, respondei-me; então vos direi com que autoridade faço estas coisas. O batismo de João era do céu ou dos homens? respondei-me’. Discorriam entre si: ‘Se dissermos: Do céu, ele dirá: Por que, então, não lhe destes crédito? Diremos, porém: Dos homens?’ — temiam o povo; porque todos realmente tinham a João como profeta. Responderam a Jesus: ‘Não sabemos’. Jesus replicou: ‘Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas’.” (Marcos 11,27-33)
É evidente que os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos não acreditaram em João. Mas aqui o Senhor expõe que eles não estão preocupados com a verdade de suas crenças, mas com suas implicações políticas. Porque sua política se tinha tornado mais importante para eles do que sua fé. Portanto, embora nem Ele nem os Seus interlocutores deem uma resposta “direta” a uma pergunta aqui, — Ele não mente, tal como eles o fazem. Ele diz, não lhes direi, enquanto eles dizem, “Não sabemos”. E embora esta seja uma mentira difícil, porque eles geralmente se apresentam como os sabichões em matéria de religião, é ainda “mais seguro” politicamente, do que professar o seu não acreditar em João. Afinal, eles não queriam acabar como ele, cujo dizer a verdade lhe custou a cabeça.
Não é possível que Deus Se revele em nossas discussões públicas, quando estamos preocupados, em meio destas discussões, em como “nós” somos, politicamente. Que eu, pois, me abra à Sua graça hoje, por meio de alguma oração sincera, para que eu possa me centrar novamente na verdade das questões com as quais Ele nos desafia, e não em qualquer afiliação política. Ó Senhor, pelas orações de São João Batista, ajuda-nos a seguir o Teu exemplo, para que possamos servir a Teu propósito e não o nosso.
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com