“Deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: ‘A terra de Zebulom e a terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, a Galileia dos gentios, o povo que jazia nas trevas, viu uma grande luz, e aos que estavam de assento na região e sombra da morte, a estes raiou a luz’. Desde esse tempo começou Jesus a pregar e a dizer: ‘Arrependei-vos (Μετανοεῖτε, Mudem seus pensamentos/foco), porque está próximo o reino dos céus’.” (Mateus 4,13-17)
Esta é a primeira palavra que nos é dirigida por Nosso Senhor Jesus Cristo: “Arrependei-vos! (Μετανοεῖτε)”, diz Ele, que significa “Mudem de pensamento” ou o vosso “foco”. Não é apenas um apelo à mudança, mas uma reafirmação de que a mudança é possível. Posso mudar as coisas todos os dias, a qualquer momento, sempre que me foco (novamente) na presença perene de Cristo em minha vida, e no simples fato de que o Seu reino está “próximo”, ao meu alcance. Não numa galáxia muito, muito distante.
Hoje, conforme muitos cristãos celebram a Quarta-feira de Cinzas e começam a Quaresma, sou recordado de que também posso adotar a mudança esta manhã, e focar-me (novamente) na “grande luz” que “raiou” sobre nós, na vinda até nós do Filho Unigênito de Deus, na carne. À medida que hoje faço ajustes salutares nos meus horários cotidianos de oração, alimentação, sono e exercício, agradeço-Te, Senhor, por iluminares a minha vida com mudanças positivas. “Agora comecei; esta mudança veio da destra do Altíssimo“ (Salmo 76,11, LXX).
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com