DEPOSITAR A ESPERANÇA NA MENTIRA

Por isso, escutai a palavra do Senhor, homens aflitos e regentes deste povo em Jerusalém. Porque dissestes: ‘Fizemos uma aliança com o Hades e fizemos acordos com a morte; se uma tempestade for para onde for, não virá até nós. Fizemos da mentira a nossa esperança; e na mentira estaremos abrigados’. Por isso, assim diz o Senhor: Eis que Eu estabeleço como alicerces de Sião uma pedra preciosa e escolhida; uma pedra angular valiosa para os alicerces. E aquele que acreditar nela não ficará envergonhado. E transformarei julgamento em esperança; e a Minha misericórdia será uma balança. Vós que acreditais em vão na mentira! Digo que a tempestade não vos passará ao lado, para que vos não tire a aliança da morte. E a vossa esperança que tendes no Hades não permanecerá. Se vier uma tempestade, sereis esmagados por ela.” (Isaías 28,14-18, cf. Septuaginta — tradução ao Português por Frederico Lourenço)

Depositar a confiança ou a esperança “na mentira” é uma má política, tanto para os “regentes do povo”, como para cada um de nós nas nossas vidas pessoais. E por “mentira” refiro-me a vários tipos de ilusões, sobre mim ou sobre os outros. Isto inclui fingir ser quem eu não sou, por causa do querer agradar e do medo, e imaginar ou esperar que os outros sejam quem/o que não são, de acordo com as construções egocêntricas nas nossas mentes. Uma “tempestade”, se por acaso vier sobre nós, fará cair este castelo de cartas.

Hoje, quando um querido amigo meu definha na prisão e está numa greve de fome, defendendo o que todos sabemos ser verdade, mas na maior parte das vezes em silêncio porque fazemos essa escolha, rezo para que abracemos novamente Cristo como a “pedra angular valiosa” nos alicerces da nossa “casa”, para que possamos ser protegidos na Sua humilde luz, em vez de confiarmos vaidosamente na mentira. “O calhau que os construtores rejeitaram, este tornou-se em pedra angular. Esta veio do Senhor; e é admirável aos nossos olhos” (Salmo 117,22s — cf. Septuaginta).

Versão brasileira: João Antunes

© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com