“Terminamos os quarenta dias espiritualmente benéficos! Ó Amigo dos Homens, pedimos: Concede-nos também ver a Semana Santa da Tua paixão, para que possamos glorificar as Tuas poderosas ações, e a Tua inefável dispensação para o nosso bem, enquanto cantamos com um só pensamento: Senhor, Glória a Ti!” (Triodion Quaresmal, Sexta-feira da 6ª Semana)
Neste momento, estamos em transição para o início da Semana Santa, tendo “terminado os quarenta dias” da Quaresma, de acordo com a contagem do calendário litúrgico bizantino. Hoje Lázaro repousa em seu túmulo pelo terceiro dia, para ser ressuscitado dos mortos amanhã pela todo-poderosa Palavra de Deus.
Ao ser transportado a todos estes mistérios, que se desdobram perante mim em nossas belas tradições, peço no hino acima citado que me seja dado “ver” a grande, “inefável dispensação para o nosso bem”. De fato, preciso de pedir esta visão, para que a correria dos meus preparativos pré-Pascais não me distraia do Vencedor da Morte, que agora nos preparamos para acompanhar em Jerusalém. Hosana! Bendito Aquele que vem em nome do Senhor!
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com