O DIA DO ESPÍRITO SANTO

Cria em mim um coração puro, ó Deus; e renova em mim um Espírito reto. Não me lances para longe do Teu rosto; e não tires de mim o Teu Espírito Santo. Dá-me de volta a alegria da Tua salvação; e sustenta-me com Espírito liderante.” (Salmo 50,12-14, cf. a Septuaginta, tradução ao Português por Frederico Lourenço)

Esta segunda-feira, o dia logo a seguir ao Pentecostes, chama-se “O Dia do Espírito Santo”, porque tradicionalmente nosso calendário litúrgico celebra o(s) “ator(es)” principal(is) de uma grande festa um dia após a festa (por exemplo, um dia após o Natal celebramos a Theotokos; um dia após A Teofania/O Batismo do Senhor celebramos São João Batista, etc.). Assim, hoje “celebramos” (do latim “celebrare” que significa “reunir para honrar”) o Espírito Santo de uma forma especial, ainda que registremos com gratidão Sua presença vivificante em nossas vidas, diariamente, como no muito recitado Salmo 50, reproduzido acima.

O Salmo 50 ensina-me a reconhecer que o Espírito Santo, o “Bom”, está sempre presente para mim, um pecador. Tal como Ele estava presente para o Rei Davi, o autor deste Salmo, que o compôs enquanto se arrependia, ao ter cometido adultério e assassinato. “Não tires de mim o Teu Espírito Santo”, diz Davi, não duvidando que o Espírito Santo está com ele, em seu arrependimento, — daí que Davi reze para que Ele “não” lhe seja “tirado”. O Salmo também me ensina a querer, e pedir, a “renovação” do Seu Espírito “reto” “em [dentro de] mim”, — não porque o próprio Espírito Santo possa ficar velho ou enferrujado, mas porque eu, “em [dentro de] mim”, posso recair em “velhos” hábitos, de conversar com espíritos “tortos”, que me fazem andar em círculos inúteis, para que eu não avance e cresça como Deus quer que eu faça.

Hoje escolho sair desses círculos, uma vez mais, permitindo a Deus “renovar” e “sustentar-me” no caminho reto do Seu Espírito criador de vida. N’Ele, e pela Sua graça, recebo uma nova e saudável perspectiva sobre as coisas, como gratidão e humildade, para poder fazer a próxima coisa “certa”, de acordo com o Seu propósito para mim. “Que o Teu Espírito bondoso me conduza pelo caminho reto (ἐν γῇ εὐθείᾳ, на землю праву)” (Salmo 142,10b)

Versão brasileira: João Antunes

© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com