“… ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, há divisões entre vós, e em parte eu acredito. É mesmo necessário que haja divisões (αἱρέσεις) entre vós, para que se tornem conhecidos aqueles que de entre vós resistem a esta provação (δόκιμοι).” (1 Coríntios 11,18s)
Obviamente, esta passagem fala de uma ocorrência muito comum entre os seres humanos: diferenças de opinião e divisões. E o apóstolo Paulo diz que a nossa reação às divergências, sejam elas grandes ou pequenas, é uma medida da nossa “confiabilidade”, ou da nossa “genuinidade”, como membros de uma comunidade.
Isto diz-me que preciso de ter cuidado, e observar a minha reação a quaisquer questões polarizantes e divisórias, que podem potencialmente causar estragos tanto dentro de mim, como nas minhas relações com a minha comunidade imediata ou ampla. Antes de me juntar e contribuir para a discussão, seja pessoalmente ou online, preciso de me questionar: Vale a pena? Estou edificando, ou destruindo? Estou deixando espaço para a graça do Espírito Santo, ou a minha própria pauta está se destacando, apartando-me d’Ele?
Que eu seja cuidadoso hoje, e recorde-me de que qualquer desacordo é um teste para mim, para O manter no quadro. Que eu não seja “como aqueles”, como se diz no Salmo, “que dizem: Confiamos na força da nossa língua; os nossos lábios nos defenderão; quem nos poderá dominar?” (Salmo 11/12,4).
Versão brasileira: João Antunes
© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com