“Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor (ἐνιαυτὸν Κυρίου δεκτόν)’. Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: ‘Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir’.” (Lucas 4,16-21)
Este é o ano aceitável, o ano “favorável”, da parte do Senhor. Porque “cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura”, como o Senhor continua a proclamar aos nossos ouvidos, mesmo em 2021. Ele aceitou o nosso tempo, tendo entrado nele e percorrido a Via Sacra, e assim como Ele o aceitou, nós também o podemos aceitar.
Que eu não procrastine, nem espere por um tempo melhor, um ano melhor, para acolher o que Ele me oferece, em comunhão com Ele. E isto é, a “Boa-nova” em meio à minha pobreza; “libertação” das armadilhas ou do cativeiro de padrões pecaminosos; e “vista” em vez de cegueira. Que eu adote o Seu caminho, tomando a minha cruz e seguindo-O, oferecendo a Ele e ao próximo o que eu posso, mesmo quando eu me possa sentir “pobre” ou como alguém com pouco para oferecer. “É este o tempo favorável, é este o dia da salvação” (2 Coríntios 6,2). E Feliz Ano Novo Eclesiástico!
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com