O QUE É QUE O AMOR TEM A VER COM ISTO?

E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’. Jesus disse-lhe: ‘Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas’.” (Mateus 22,35-40)

Portanto, que eu coloque as primeiras coisas em primeiro lugar hoje, e ame a Deus, ao meu próximo, e a mim mesmo, antes de me preocupar com “toda a Lei e os Profetas”. Porque as leis e profecias não farão sentido para mim, sem um amor saudável por Deus, pelos outros seres humanos e por mim mesmo. Sem amor, todos estes “sim, mas…” surgem no meu coração, quando sou confrontado com o amor incondicional de Deus e a fé na humanidade, tal como expresso na lei e nos profetas.

Hoje posso tomar a decisão honrada de amar, como Deus nos honrou com o Seu amor, independentemente de quaisquer desilusões que eu imagine que Ele ou nós tenhamos tido conosco. Escolho amar, independentemente do que recebo em troca, porque essa é a maneira do nosso Deus, Seu Caminho, Que nos ama, e aceita o nosso amor, acima e além das Suas “expectativas”, tal como expresso em “toda a Lei e os Profetas”. Abençoa-nos hoje, Senhor, para que possamos ver-nos como Tu nos vês, — como amados e dignos de amor.

Versão brasileira: João Antunes

© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com