“Descendo com eles, deteve-se num sítio plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon, que acorrera para o ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos malignos ficavam curados; e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois emanava dele uma força que a todos curava.” (Lucas 6,17ss)
Isto é o que a nossa existência na igreja ainda se parece: Continuamos sendo esta “multidão” atormentada, procurando tocá-l’O, porque sabemos que “emana d’Ele uma força” e cura-nos a todos. Cristo ainda “desce conosco”, ao “sítio plano” que é a realidade sacramental da Igreja, tanto dentro como fora dos seus muros. Nesta realidade, reunimo-nos “para O ouvir e sermos curados”, sempre que O alcançamos e tocamos, Que se nos oferece a Si mesmo na Sua palavra e nos outros sacramentos.
Hoje desço para ouví-l’O, Aquele que toca o meu coração com a Sua palavra cheia de graça, e também me permite tocá-l’O, na realidade física do meu pequeno livro com os Santos Evangelhos. Que eu “desça” com Cristo, pelo menos durante algum tempo, desde o caos exaustivo de preocupações e questões meramente humanas, até ao “sítio plano” da comunhão com Ele. Graças Te dou, Senhor, por nos deixares tocar-Te, e sermos curados, uma e outra vez, enquanto continuas falando no meio de nós.
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com